quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Elas comandam o jogo

O seu lugar é no sofá vendo novela! Você não entende nada de futebol! Frases como estas  são muito utilizadas pelos marmanjos se referindo à mulherada em relação ao futebol. Porém, mal sabem eles que estão completamente enganados, ou melhor, sabem sim, mas muitas vezes não dão o braço a torcer. Porém, verdade seja dita, tem muita mulher ai dando um verdadeiro show de bola entre as quatro linhas e mesmo fora delas, na arquibancada.

O futebol é uma grande paixão brasileira. Portanto, não poderia ser diferente entre o público feminino do nosso país. Mas ultimamente, a paixão deste público por esse esporte tem se despertado e crescido cada vez mais. E se você, ainda acha que elas não sabem diferenciar uma lateral de um escanteio ou que não sabem o que é um impedimento, estar completamente enganado. Basta olhar dentro de um estádio lotado, em meio aqueles marmanjos, que lá estão elas, gritando com seu juiz, ensinando os jogadores a jogar, vibrando, nervosas e até mesmo fazendo “ola”.

Mas se nas arquibancadas elas já mandam ver, dentro de campo é ainda melhor. Nomes como Marta, Cristiane, Formiga, entre várias outras que compõe a seleção brasileira, ajudam a mostrar ao mundo o quanto é bom o futebol do nosso país, não somente entre os homens, mas também entre a mulherada. Elas mostram que sabem jogar e fazem a festa das torcidas, com direito a dribles e goleadas. Em algumas vezes, se desafiam jogar entre os próprios homens e dão show.

Assim, como um grande exemplo desse talento futebolístico, se tem o nome da jogadora Marta, a qual já foi mencionada acima. A atleta da seleção brasileira, que  atualmente atua na função de atacante, já jogou dentro do Brasil, em times como Vasco da Gama e Santos, e fora do país, como no atual time Western New York Flash, nos Estados Unidos da América (EUA). Ela conquistou por cinco vezes consecutivas o título de melhor jogadora do mundo pela FIFA: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Além disso, acumula premiações com a seleção brasileira de futebol feminino, como a medalha de ouro no Pan Santo Domingos em 2003 e no Pan Rio 2007. Essas, porém, são algumas das várias conquistas dessa grande atleta.



Marta, eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo por cinco vezes consecutivas.

Mas ao se falar da seleção brasileira de futebol feminino, é necessário também que seja ressaltado sua grandiosidade. Portanto, essa seleção já conquistou vários títulos, como por exemplo, o Campeonato Sul-Americano Feminino nos anos de 1991, 1995, 1998 e também em 2003 e 2010, com a participação de Marta, além das vitórias já citadas acima. Obtiveram ainda, destaques em diversas campanhas, como na Copa Ouro Feminina em 2000 e na Copa do Mundo de Futebol Feminino, onde ficaram com o 3º lugar em 1999 e com o 2º em 2007.

Mas nem tudo são flores. Dentro de campo, essas meninas/mulheres, travam uma batalha para vencer o adversário e fora dele travam outra para vencer e driblar as dificuldades que enfrentam, como a pouca valorização e apoio que o futebol feminino ainda possui no Brasil. Porém, apesar de todas essas dificuldades, o futebol feminino brasileiro é considerado um dos melhores do mundo.

E assim, a mulherada mostra que tem garra e força, e que o futebol está nas veias. Dalí futebol brasileiro, masculino ou feminino, o importante é que nunca desistimos e que talento se tem de sobra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário